Dia desses recebemos o seguinte e-mail: “escrevo para dizer que eu adoro o site de vocês, acompanho sempre que consigo e já virou um hábito abrir a internet e correr no blog para saber das novidades”. E foi assim, com simpatia e generosidade, que Martha Nucci conquistou nosso coração e foi convidada para apresentar um projeto exclusivo para o GP: transformar uma gaveta fora de uso em um charmoso pufe para a casa.
No texto abaixo, Martha conta mais sobre sua paixão por artes manuais e ensina o passo a passo especialmente para nossos leitores !
Meu nome é Martha Nucci, tenho 33 anos e moro com meu marido e com o Mingau, um gato fofo que nos adestrou direitinho. Sempre gostei de antiguidades e de casa com a assinatura do morador, sabe?
Também adoro tudo que é feito à mão, objetos criados a partir da reutilização de materiais e, principalmente, projetos coloridos. Depois de tanto inventar para decorar a minha casa, resolvi montar um blog para dividir essas invencionices com as outras pessoas.
Apresentei meu trabalho para as meninas do Garota Prendada e elas, muito queridas, me convidaram para apresentar um passo a passo no site. Imagina a minha alegria com a notícia!
Para honrar o convite, resolvi que iria montar um projeto exclusivo para essa ocasião. E já que amo reutilização, escolhi apresentar a vocês uma ideia de reciclagem para aquela gaveta que está encostada ou foi encontrada nas caçambas da vida.
Vamos lá?
Você vai precisar de:
Gaveta sem uso
Lixa para madeira
Pés para o pufe, encontrados em casas que vendem artigos para marcenaria e/ou móveis planejados.
Grampeador de tapeceiro (essa super ferramenta é muito útil para vários projetos. Recomendo sempre ter um por perto).
Como fazer:
Primeiro, vamos lixar a gaveta para retirar o verniz e poder ter a base pronta para a pintura. É muito importante lixar até que nenhuma parte tenha mais brilho, isso significa que a tinta ficará bem aderida a madeira, tá?
Agora vamos para a pintura.
Eu usei tinta a base de água dessas comuns (PVA) que usamos para pintar a parede na cor branca. Você poderá escolher a cor que mais gostar para que fique com a sua cara!
Usei o rolinho de pintura que permite uma cobertura mais uniforme. Como a gaveta é de madeira, precisei passar três demãos para obter a cobertura desejada.
Agora, vamos começar a parte de tapeçaria!
Para isso, teremos que cortar uma base de MDF com o tamanho um pouco menor que o fundo da gaveta. Pode considerar aproximadamente 1 cm a menos na altura e no comprimento para que, após a instalação da almofada+forro, o MDF encaixe dentro da gaveta.
Esse MDF é muito importante para reforçar o fundo da gaveta que servirá como apoio para os pés e também para instalar a almofada, que deve ficar para dentro da gaveta. Se utilizássemos o fundo da gaveta, teríamos problemas com o peso dos pés e também com a tapeçaria, certo?
Nesta base, colocaremos a almofada, coberta com uma manta acrílica para ficar arredondado e com cara de pufe. Cubra a espuma com a manta e grampeie com o grampeador de tapeceiro.
O “pulo do gato” desta etapa é cortar a manta acrílica antes de grampear as pontas. Assim, não sobra muito material já que ainda temos o tecido do forro para aplicar.
Veja como fica com pouco material na parte de baixo da nossa almofada.
Agora vamos aplicar o tecido nessa redondinha…Escolhi uma sarja peletizada própria para estofamento. Em casas de tapeçaria será possível encontrar esse tecido com várias cores lindas!
E olha só como fica quando retiramos o excesso de tecido!
Agora é só encaixar a almofada na gaveta para já ganhar uma cara de pufe.
E vamos para a instalação dos pés. Como vamos parafusar os pezinhos no fundo da gaveta, vale a pena usar um parafuso um pouco maior e assim unir a gaveta ao MDF onde está a almofada do pufe. Desta forma, uniremos gaveta e almofada. Pode chamar o namorado/marido/amigo do peito para essa hora, mas, usar a furadeira não é tão complicado assim.
E voilá!
Ganhamos um apoio bem classudo para os pés e ainda reutilizamos uma gaveta que poderia ser jogada no lixo!
Espero que tenham gostado!
Eu adorei participar do Garota Prendada. Obrigada, meninas!
Nós que agradecemos, Martha! Um beijo carinhoso.
Conheça:
Blog: http://ateliedamartha.wordpress.com
Facebook: Ateliê da Martha