Sou daquelas que acha que um bolinho sempre, quer dizer, quase sempre cai bem: numa festa de aniversário (ou em qualquer outra celebração), em um brunch de fim de semana, no meio da tarde no dia que for (acompanhado por um chá quentinho), em plena madrugada, em um momento de TPM e descontrole total… Mas bolo para sobremesa sempre achei um tanto demais. Quem teria estômago para comer uma bela fatia depois de almoçar ou jantar? Quem?
Recentemente me deparei com uma receita da Rita Lobo ao folhear a segunda edição do seu livro Cozinha de Estar – Receitas Práticas para Receber (além de fotos lindíssimas, ele traz receitas inéditas e bárbaras).
Fui presenteada com esse livro por um amigo e, como uma forma singela de retribuir o mimo, resolvi preparar para ele uma de suas receitas: bolo encharcado de laranja, amêndoa e canela. Arregalei os olhos quando li a descrição da Rita sobre tal doce:
“Bolo não costuma ser sobremesa. Mas este foge à regra. Tem sabor elegante, textura delicada, macia, é um bolo cheio de personalidade. De certa maneira, remete ao babá ao rum. Mas não se trata de um bolo molhadinho: é encharcado mesmo. Ele precisa ser feito de véspera, para dar tempo de a massa absorver toda a calda. É ótimo para comemorações e funciona muito bem para finalizar o jantar.”
Choque total! Comer bolo como sobremesa e, ainda mais, à noite, após o jantar? Quem seria capaz de dormir depois de uma esbórnia dessas? Fiz o bolo e levei-o para degustar com aquele e alguns outros amigos no trabalho. Não sei se foi por estar particularmente sentimental naquele momento de despedida (logo iria começar outro trabalho longe dessa gente que eu adoro), ou se o bolo era bom mesmo, mas o fato é que ele quase me fez chorar durante minhas garfadas.
Realmente, quando a gente menos espera, o mundo nos surpreende. Mesmo que seja através de um bolo. Sorry, Rita, você tinha toda a razão, o bolo é (leve) demais! Pode servir de sobremesa, acredite. Até mesmo depois do jantar.
BOLO ENCHARCADO DE LARANJA, AMÊNDOA E CANELA
Ingredientes para a massa
8 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 ¾ xícara (chá) de farinha de amêndoa (200 g)
Raspas de 2 laranjas-baía (se estiverem verdes, o bolo fica mais amargo)
2 colheres (chá) de canela em pó
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Modo de preparo
1. Com manteiga, unte uma fôrma redonda média, de preferência com aro removível (sem furo no meio). Polvilhe com farinha de trigo e retire o excesso. Preaqueça o forno a 180o C (temperatura média).
2. Separe as gemas das claras.
Coloque as claras na tigela grande da batedeira e as gemas em outra tigela grande, onde caibam todos os ingredientes.
3. Junte o açúcar, a canela e as raspas de laranja às gemas e misture muito bem com uma colher ou com um batedor de arame.
Por último, misture a farinha de amêndoa.
Uma dica: caso não encontre a farinha de amêndoa à venda no supermercado, compre 200 g de amêndoa sem pele e bata no processador ou no liquidificador até formar uma farinha.
4. Na batedeira, bata as claras em neve até que fiquem firmes.
Retire e misture apenas 1/3 delas às gemas. Com uma colher ou batedor de arame, misture bem.
Junte o restante das claras e incorpore com uma espátula: faça movimentos circulares, de baixo para cima, delicadamente, mas sem demora.
O bolo não leva fermento, então será justamente o ar das claras em neve que dará leveza à massa.
5. Transfira a massa do bolo para a fôrma preparada e leve ao forno para assar por 30 a 40 minutos (cada forno é um forno). A minha massa rendeu tanto, que tive que usar, além da fôrma aro 20 cm, outras duas bem pequenas.
Use o truque do palito para saber se a massa já está assada. Sabe qual é, né? É só espetar: se sair limpo, está pronto.
6. Retire do forno e espere esfriar para desenformar. Depois de uns 10 minutos, passe uma faca de ponta redonda na lateral, entre a fôrma e o bolo, e abra o aro. Mas ainda não retire o bolo do fundo da fôrma. (Caso você tenha feito numa fôrma comum, espere esfriar bem antes de virar: a massa é delicada e pode quebrar).
Ingredientes para a calda
2 xícaras (chá) de suco de laranja fresco
1 xícara (chá) de açúcar
1 laranja-baía em gomos
Modo de preparo
1. Enquanto o bolo assa, faça 2 xícaras de suco de laranja.
Numa panela, leve o suco ao fogo médio. Quando começar a ferver, desligue. Junte o açúcar e misture bem, até que tenha dissolvido.
(Eu adicionei um copinho pequeno, aqueles de cachaça, com licor de amêndoa. Ficou ótimo. Segundo um leitor da Rita, também fica incrível com licor de laranja)
2. Quando o bolo esfriar, com cuidado, retire da fôrma e transfira para um prato de bolo fundo, com abas altas. Se preferir, use uma saladeira grande, como o da foto. Regue com a calda.
Depois de algumas horas, a massa terá sugado toda a calda. Se quiser, decore com gominhos de laranja e folhas de hortelã. Totalmente opcional.
Serve: 8 pessoas.
Tempo de preparo: 15 minutos + 40 minutos no forno + pernoite para a massa absorver a calda.
GOMOS DE LARANJA PERFEITOS
Você vai precisar de uma faca de cozinha bem afiada. Apoie a laranja na tábua e corte uma rodela de cada ponta para formar uma base e uma tampa. Coloque a fruta de pé, corte a casca e a película branca, de cima para baixo, seguindo a curvatura da fruta. Deite a fruta descascada na palma da mão. Corte um V entre as membranas (as linhas brancas) retirando os gomos – procure cortar o mais rente à membrana possível, para não desperdiçar. Corte todos os gomos da mesma maneira, sobre um prato fundo – assim você pode aproveitar todo o suco que escorrer.
Entre nós, mas eu experimentei fazer tal operação. E não me senti nada prendada. Várias partes da laranja eu destruí com minha falta de prática em gomos perfeitos. Mas fiquei feliz ao final. Ficaram perfeitos, do meu jeito!