Quantcast
Channel: | GarotaPrendada.com |» garota prendada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 75

Tricotando por um Brasil melhor

$
0
0

 

Entre os dias 21 e 23 do último mês de junho aconteceu em São Paulo o 2º Congresso Brasileiro de Tricô. A primeira edição foi em 2012, em Curitiba, e eu também estava lá.

 

Foto: Giovanna Moretto/Garota Prendada

 

 

Quando digo que existe um congresso de tricô muita gente duvida. Assim como duvida que os participantes do congresso não são apenas velhinhas viúvas e mulheres desocupadas.

 

Enquanto o Brasil ardia em manifestações, nós estávamos reunidas aprendendo novas receitas, pegando dicas de pontos e arremates, testando novas lãs e agulhas.  E quem disse que tricoteira não se manifesta?  Muitas aproveitaram que estavam na Rua Augusta, e subiram até a Avenida Paulista para engrossar o coro dos descontentes.

 

E quem disse que não estamos tricotando por um Brasil melhor?  O Congresso também serve para conhecer campanhas de tricoteiras que se movimentam pelo País afora, com projetos solidários que são um exemplo para todos nós.

 

Tem a Campanha Solidária de Gorros, com doações para um asilo de idosos; a campanha dos quadradinhos de tricô das Irmãs de Lãque fazem mantas para doar também aos asilos; tem o projeto Adote um Tecedor, idealizado por Gilma Elias, de Brasília, com o intuito de ensinar gratuitamente a arte do tricô a qualquer interessado doando agulhas, fios, seu tempo e seu amor.

 

Além dos cursos (lotados!) tem ainda a tentação da sala de expositores e patrocinadores do evento.

 

Foto: Giovanna Moretto/Garota Prendada

 

 

Os queridos Christovam e Luiz Fernando, da Pintar e Bordar, patrocinaram o curso de boina welting.

 

Foto: Giovanna Moretto/Garota Prendada

 

 

Olha como a minha ficou linda!

 

Foto: Garota Prendada

 

 

 

Os gaúchos da Fazenda Caixa D’Água marcaram presença, e a Novelaria e o Empório das Lãs, nossos conhecidos aqui em São Paulo e cujos produtos são pura tentação, estrearam no evento.

 

 

Adorei conhecer pessoalmente o editor da Ambientes e Costumes, e descobrir o “culpado” por eu gastar fortunas com livros todos os meses. (Brincadeirinha, João, eu gasto porque quero e porque seus livros são incríveis mesmo). Além de editar os melhores livros de tricô e crochê, ele também importa excelentes livros.

 

As novidades no congresso foram esse livro de pequenos projetos para serem tricotados em 30 minutos ou menos…

 

Foto: Giovanna Moretto/Garota Prendada

 

 

… e o maravilhoso livro da Rosa Pomar, que tive o prazer de conhecer esse ano quando estive em Lisboa, no Carnaval.  A Rosa é uma super estudiosa e pesquisadora do assunto. A obra dela tem informações preciosas sobre a história do tricô português e os pontos utilizados pelos camponeses. Vale muito o investimento!

 

Foto: Giovanna Moretto/Garota Prendada

 

 

Conheci também a equipe super simpática da Purafibra, marca brasileira com muita experiência em fios industriais que há alguns anos resolveu investir nos fios para tecelagem manual.

 

Foto: Giovanna Moretto/Garota Prendada

Cristina Zaroni e Mateus Moraes, da Purafibra

 

 

Eles patrocinaram um dos cursos que eu fiz, mas o fio que ganhamos no curso não se compara aos fios que eles têm, como o 100% viscose (perfeito para o verão), mistos de linho e viscose (toque incrível), 100% algodão (cores incríveis). A coleção está maravilhosa. E eles ainda tinham uma amostra do que fazer com os fios. Olha essas xícaras!

 

Foto: Giovanna Moretto/Garota Prendada

Parabéns para a Paola Lazzareschi Nese, engenheira têxtil responsável por essas maravilhas!

 

E o que dizer sobre o trabalho da Mari Bernauer? Vale muito a pena visitar o site, aqui.

 

Durante o congresso, participei de três cursos: dois foram com a India Sarti, de Curitiba, uma das integrantes da comissão organizadora do evento…

 

Foto: Giovanna Moretto/Garota Prendada

 

…e o outro de double knitting com a Marusca Avena, do Tricota Maricota.

 

Foto: Giovanna Moretto/Garota Prendada

Marusca (à esquerda) fala aos participantes do congresso, acompanhada de Mateus Moraes e Sandra Machado Ferreira (à direita)

 

 

Unanimidade geral, India Sarti merece todos os elogios ao lado de suas parceiras Solange Cristiny, Gisele Montenegro e Vera Teixeira, de São Paulo, Lilian Sant’ana, do Rio de Janeiro, e Ana Rosa Accennato, de São Bernardo do Campo. Parabéns a elas pela iniciativa, organização, prestatividade e carinho com que gerenciam o Congresso Brasileiro de Tricô. Mais uma vez foi um sucesso indiscutível!

 

Acordar às seis da manhã do domingo e sair de casa feliz para aprender a tricotar é um mérito que devemos a você também, India. Já estamos ansiosos pelo próximo!

 

 

 

Leia mais sobre tricô no GP, e saiba como foi a 1ª edição do congresso aqui.

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 75